terça-feira, 22 de outubro de 2013

Segunda visita a Candiota

Entre 28 e 30 de setembro estivemos novamente em Candiota.
blog1 
Na manhã do dia 28 fomos recebidos pela prefeitura. Conversamos sobre o repasse da terra e o prefeito colocou a demanda habitacional de diversos assentamentos precários que não havíamos tomado conhecimento na visita anterior.
DSC01106 
Na tarde do mesmo dia nos reunimos com o grupo que havia aderido à proposta social apresentada pela COOPSUL na visita anterior (12 de agosto). Falamos sobre as perspectivas de início do projeto e parcerias para iniciarmos o projeto arquitetônico a partir do repasse da terra. Também compartilhamos algumas novidades tecnológicas que pretendemos utilizar nos territórios.
DSC01289DSC01297 
No dia 29 pela manhã visitamos alguns dos assentamentos de que o prefeito havia falado. Encontramos assentamentos sem abastecimento de água ou energia elétrica ou em áreas de risco. Conversamos com os que entendemos que tinham necessidades mais urgentes e tivemos ampla adesão à proposta.
DSC01314DSC01323 DSC01326
Realizamos uma reunião no fim da tarde do mesmo dia, na qual apresentamos a proposta da Rede de Comunidades Autogestionárias, tiramos as dúvidas e iniciamos o cadastramento de possíveis beneficiários para moradias.
foto0350foto0351
No dia 30, segunda-feira, permanecemos na prefeitura em busca de algumas respostas sobre a burocracia do repasse da terra e sobre as áreas de planejamento e obras do município. No fim da tarde fomos até a Vila Nova, ocupação completamente sem infraestrutura na periferia da cidade. Conversamos novamente com os moradores, que aderiram ao projeto em um documento escrito na hora em conjunto (COOPSUL e moradores), comprometendo-se a devolver a área da União que ocupam assim que as moradias organizadas pela COOPSUL estejam prontas. Na mesma noite lemos a carta iluminada pelo farol do carro do vice-prefeito e a entregamos.
assinaturasdocumento

Nenhum comentário:

Postar um comentário