sexta-feira, 21 de junho de 2013

Visitação Pedagógica à COOPSUL - Escola Municipal Lindolfo Fanton


Visitação Pedagógica à COOPSUL - Escola Municipal Lindolfo Fanton

A COOPSUL recebeu hoje 16 alunos da Escola Municipal Lindolfo Fanton com idade de 10 a 13 anos. Acompanhados pelas professoras responsáveis pelo Grupo de Educação Ambiental da escola, tendo como objetivo, conhecer o Horto Hidropônico situado no terraço do prédio da Comunidade Utopia e Luta.

A visitação teve início às 9h, encerramento às 11h. A primeira atividade desenvolvida foi a de recepção no teatro Quilombo das Artes, coordenada pelo representante da Coopsul Eduardo Solari, numa conversa sobre o histórico da moradia urbana Movimento Utopia e Luta, e as ações desenvolvidas pela Coopsul, dentre elas a hidroponia.



Após o lanche as crianças conheceram o prédio da comunidade e participaram de uma oficina de Educação Ambiental coordenada pela professora Sirlei Minosso, tendo como tema a Hidroponia – “Hidro” – Água, sua importância, seus ciclos, como chega até nós. E “Pono” – Trabalho, A arte de cultivar sementes geradas e alimentadas pela água, substratos; sais minerais e o grande centro de energia do universo o Sol.


Plantar sementes, é o mesmo que cultivar a esperança, fazer brotá-la nos corações das novas gerações de que um mundo melhor, mais justo é possível quando olhamos nos olhos destes pequenos e encontramos o brilho neste olhar toda vez que conhecem mais alguma coisa sobre o fascinante ato de produzir alimentos de qualidade.

O grupo plantou sementes de alface manteiga, replantou mudas, fez muitas perguntas, cujas respostas somente o viver e o experimentar poderá solucioná-las. Pois a maior aprendizagem será concretizada nas próximas ações em suas famílias e na escola realizando um trabalho de conscientização também junto à comunidade escolar da qual fazem parte.


A riqueza da experiência proporcionada, trocada em tão pouco tempo é imensurável, sendo essa relação escola, sociedade – Coopsul um lição de cidadania que nos afirma que a Educação não tem fronteiras e o Saber está para além dos muros das salas de aula, está no sabores de uma alimento produzido com o esforço e organização, coletivos.




Para finalizar a visita o grupo conheceu a serigrafia, o atelier de corte e costura e a lavanderia comunitária acompanhados por Nanci Araújo, proporcionando ao grupo uma visão mais ampla sobre os núcleos de geração de trabalho e renda da cooperativa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário