quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Projeto Plantando Alternativas, Gerando Sustentabilidade. NÚCLEO PADARIA:


As oficinas de multiplicação de saberes do núcleo Padaria do Projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, ocorrem semanalmente, com a participação de cinco a dez alunos por turma, divididos em quatro turmas, com a durabilidade de dois meses, baseada na metodologia da prática e discussão, diretamente no núcleo padaria. Em cada oficina são produzidos alimentos priorizando matéria-prima saudável e de baixo custo, também ocorrem discussões sobre hábitos saudáveis, compra e venda, economia solidária, higienização, uso de equipamentos de segurança. Com os jovens das comunidades parceiras, que geralmente tem defasagem escolar, as oficinas iniciam-se com a retomada de conteúdos como noções de pesos e medidas, valores, custos de produção, horas de trabalho. Os oficinandos produzem e degustam sua produção, relatam que produzem em casa e muitos tem iniciado em seus bairros e comunidades sua geração de renda. 

Oficinas de multiplicação de saberes

Produção de broas de milho


Produção de cucas artesanais


Nossa capacidade de produção na padaria permite promover atividades de almoços, lanches e tudo relacionado a alimentação de grupos e coletivos que procurem nossa sede. O núcleo também tem trabalhado com fornecimento de coffes breaks e tem sido reconhecido por produzir alimentos integrais, em que enfatiza-se a produção de pizzas integrais e vegetarianas – com utilização de produtos orgânicos da Horta Hidropônica - atendendo a um público diferenciado. Produção de pizzas com utilização de insumos do núcleo hidroponia proporcionando baixo custo e alimentação saudável:


Almoço de confraternização na atividade o dia do trabalhador – 1 de maio - com parceria da AMUE – Associação de Mulheres Unidas pela Esperança do Morro da Polícia – comunidade parceira:


Janta comunitária durante a atividade do dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher com parceria das mulheres costureiras do morro da polícia – AMUE:

Os produtos são comercializados na comunidade interna, no entorno e por encomendas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário